Weby shortcut
Mestrado banner

Disciplinas-Ementas

Atualizado em 28/03/16 13:19.

Mais Informações sobre as Disciplinas (Bibliografias, etc. )

Docentes / Disciplinas Ministradas

Baixar!

Total de créditos
Disciplinas: 32.0
Tese/Dissertação: 16.0
Outro: 4.0

 

Cidadania e Leitura Crítica da Mídia
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania

Ementa
Busca epistemológica dos fundamentos para uma leitura crítica da mídia. Compreensão dos produtos midiáticos e o desenvolvimento de metodologias de análises que tenham como base elementos e contextos apropriados à realidade Brasileira. Entender os vínculos do Método Leitura Crítica da Mídia, com os estudos da Escola de Frankfurt. Relação da Mídia e da Cidadania no processo de análise crítica sobre o que é cidadania e o que é subcidadania a partir do discurso midiático.

 

Comunicação, Cidadania e Direitos Humanos

Obrigatória: Não
Carga Horária: 60 
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania

Ementa

Comunicação, cidadania e direitos humanos: evolução conceitual. A interface entre comunicação e Direitos Humanos. Cultura da paz e cultura do medo. Mídia, violência e imaginário social. A espetacularização e a banalização da violência na mídia. A criança e o jovem na mídia. Representações simbólicas das minoridades sociais na mídia. Comunicação alternativa e exclusão social. Mídia, diversidade cultural, tolerância e democracia. Políticas públicas para a comunicação e a cidadania.

 

Elaboração da Dissertação

Obrigatória: Sim
Carga Horária: 240
Créditos: 16.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Trabalho orientado de elaboração da Dissertação do Mestrado em Comunicação.

 

Ensino Orientado (Estágio De Docência)
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30
Créditos: 2.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Exercício de atividade pedagógica em disciplina dos Cursos de Graduação em Comunicação. Planejamento e desenvolvimento de programas, envolvendo aulas práticas e suas técnicas, visando estimular capacidades didáticas, ampliar a integração entre o mestrado e a graduação e possibilitar ao estudante a experiência prática no ensino universitário, que é um dos campos de atuação profissional conseqüentes à formação pósgraduada.

 

Estudos Avançados em Mídia e Cidadania I - Epistemologia da Comunicação
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Razão e teoria do conhecimento: os antigos, os modernos e os contemporâneos. Filosofia do conhecimento na modernidade: as teorias epistemológicas e sua repercussão sobre o saber a respeito da ciência. Estudos filosóficos em comunicação. Investigação sobre o campo, o objeto e o estatuto disciplinar da Comunicação a partir das várias correntes teóricas e suas perspectivas metodológicas. Filosofia da ciência aplicada à comunicação. Estudos comparativos entre as distintas teorias. As relações da Comunicação com outras disciplinas científicas. Estudo das práticas de comunicação como formas sociais de construção do saber cotidiano e como mediação discursiva da ressignificação cultural dos saberes disponíveis. 

 

Estudos Avançados em Mídia e Cidadania II
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
As concepções teóricas sobre Mídia e Cidadania, os processos de sociabilidade, socialização e construção do cidadão e dos espaços de cidadania. Comunicação, informação e Cidadania no Brasil. Os usos sociais e políticos da informação e da comunicação. Cidadania, espaço público e sociedade civil. Práticas culturais e Cidadania. Cidadania e democracia na sociedade contemporânea. Cidadania, sociedade civil e globalização. A natureza da estrutura das intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias para a construção da Cidadania. Cidadania e Opinião Pública.

 

Estudos Avançados em Mídia e Cidadania III
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
As concepções teóricas sobre Mídia e Cidadania, os processos de sociabilidade, socialização e construção do cidadão e dos espaços de cidadania. Comunicação, informação e Cidadania no Brasil. Os usos sociais e políticos da informação e da comunicação. Cidadania, espaço público e sociedade civil. Práticas culturais e Cidadania. Cidadania e democracia na sociedade contemporânea. Cidadania, sociedade civil e globalização. A natureza da estrutura das intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias para a construção da Cidadania. Cidadania e Opinião Pública.

 

Estudos Avançados em Mídia e Cultura I - Epistemologia da Comunicação
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Razão e teoria do conhecimento: os antigos, os modernos e os contemporâneos. Filosofia do conhecimento na modernidade: as teorias epistemológicas e sua repercussão sobre o saber a respeito da ciência. Estudos filosóficos em comunicação. Investigação sobre o campo, o objeto e o estatuto disciplinar da Comunicação a partir das várias correntes teóricas e suas perspectivas metodológicas. Filosofia da ciência aplicada à comunicação. Estudos comparativos entre as distintas teorias. As relações da Comunicação com outras disciplinas científicas. Estudo das práticas de comunicação como formas sociais de construção do saber cotidiano e como mediação discursiva da ressignificação cultural dos saberes disponíveis.

 

Estudos Avançados em Mídia e Cultura II
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudos específicos de atualização e intercâmbio científico na área de comunicação e cultura. Estabelecimento de conexões teóricas e metodológicas com outros campos do saber, visando o aprofundamento das temáticas relacionadas a essa linha de pesquisa.

 

Estudos Avançados em Mídia e Cultura III
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudos específicos de atualização e intercâmbio científico na área de comunicação e cultura. Estabelecimento de conexões teóricas e metodológicas com outros campos do saber, visando o aprofundamento das temáticas relacionadas a essa linha de pesquisa.

 

Estudos de Comunicação e Política
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudo das relações conceituais entre comunicação e política: comunicação política e políticas de comunicação. Correlações dos conceitos de política e comunicação na perspectiva dos movimentos sociais, da esfera pública não estatal e da construção da cidadania na democracia brasileira.
A interação comunicação e política nas sociedades democráticas. A (re) configuração da política. A opinião pública contemporânea e a sociedade civil globalizada. Os meios de comunicação como campo e agentes da política brasileira. Atualização teórica e bibliográfica a respeito do campo da comunicação e política no Brasil.

 

Leitura Dirigida
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudos específicos e sistemáticos, voltados para a elaboração e o aprimoramento da base teórico-metodológica do projeto de dissertação do aluno e aplicados pelo professor orientador ou por sua indicação.

 

Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
A metodologia da pesquisa enquanto processo cognitivo. A ambiência qualitativa e quantitativa e suas decorrências. Do problema de pesquisa, da amostra, da coleta e da análise de dados. O discurso e o conteúdo comunicativo enquanto campo de coleta e de análise. Metodologias de análise: análise de conteúdo; análise de discurso; análise de evocações. A tecnologia como suporte nos processos de coleta e análise. A triangulação em pesquisa.

 

Mídia e Cidadania
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
As concepções teóricas sobre cidadania. Os processos de sociabilidade, socialização e construção do cidadão e dos espaços de exercício da cidadania. Comunicação, informação e cultura no Brasil. Os usos sociais e políticos da informação e da comunicação. Cidadania, espaço público e sociedade civil. Práticas culturais e cidadania. Cidadania e democracia na sociedade contemporânea. Cidadania, sociedade civil e globalização.

 

Mídia e Cultura
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudo das relações entre mídia e cultura, as raízes e a arqueologia dos textos da cultura e dos media. A produção cultural e os processos de mitificação na comunicação contemporânea. A ressonância dos produtos materiais e simbólicos presentes na mídia dentro da vida cotidiana. As teorias da cultura mediática. O hibridismo entre cultura mediática, cultura de massa, popular e erudita. Os rituais contemporâneos da comunicação.
As diferentes culturas em interação com modelos da comunicação: as representações culturais da visualidade, da oralidade, da gestualidade e os territórios simbólicos. Comunicação e imaginário cultural: as questões da imagem e seus desdobramentos. Diversidade cultural, multiculturalismo, globalização e complexidade na comunicação e nos media.

 

Mídia e Cultura: Estudos de Comunicação e Religiosidade
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Comunicação e religiosidade. Estudos das possibilidades dialógicas da religião, na perspectiva da ética da comunicação. Comunicação, verdade e dogma. Fanatismo religioso. Religião e silenciamentos. Religião e dialogicidade. Retórica religiosa. Comunicação e religião. Estudos sobre as relações da religião com as diferentes mídias, inclusive a internet. Uso instrumental das mídias pelas instituições e movimentos religiosos. Mídia religiosa especializada. Revisão bibliográfica dos estudos de religião, religiosidade e comunicação.

 

Mídia e Democracia
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
O conceito de democracia e suas transformações na era contemporânea. As relações entre política e radiodifusão no Brasil. História do papel político da mídia no Brasil contemporâneo. As transformações dos processos eleitorais e a mídia: marketing político e as teses da "modernização" e "americanização" das disputas eleitorais. O papel da mídia nas eleições presidenciais. Telejornalisimo: características do noticiário político. As relações entre a mídia e a classe política. As telenovelas e a representação da política: os estudos sobre o conteúdo político da ficção televisiva. A recepção da informação política pela audiência. Efeitos da mídia nas preferências políticas do público. Mídia, democracia, cidadania, esfera pública e o desenvolvimento da "accountability" dos meios de comunicação.

 

Mídia, Cultura e Globalização
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudos de cultura pela perspectiva da globalização dos sentidos e dos produtos simbólicos pela mídia. Cultura global. Análise das mudanças políticas, sociais e culturais da sociedade contemporãnea na perspectiva dos processos de globalização e de individualização; A internet e as novas tribos globais: as novas tecnologias de comunicação e os processos desterritorialização. O local e o global, as novas identidades em face da mundialização da economia e da cultura do consumo.

 

Seminário em Mídia e Cidadania

Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à temática de mídia e cidadania. Acompanhamento das conexões do desenvolvimento do saber em comunicação com os estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Discussão interdisciplinar dos projetos e produções científicas dos docentes e alunos deste Programa.

 

Seminário em Mídia e Cultura
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania

Ementa
Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à temática de mídia e cultura. Acompanhamento das conexões do desenvolvimento do saber em comunicação com os estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Discussão interdisciplinar dos projetos e produções científicas dos docentes e alunos deste Programa.

 

Seminários de Pesquisa em Mídia e Cidadania I
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e cidadania. Promoção de aprofundamento e avaliação crítica dos projetos e dos núcleos de pesquisa desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Troca de experiências entre pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Comunicação do País e do Exterior.

 

Seminários de Pesquisa em Mídia e Cidadania II
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania

Ementa
Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e cidadania. Promoção de aprofundamento e avaliação crítica dos projetos e dos núcleos de pesquisa desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Troca de experiências entre pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Comunicação do País e do Exterior.

 

Seminários de Pesquisa em Mídia e Cidadania III
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e cidadania. Promoção de aprofundamento e avaliação crítica dos projetos e dos núcleos de pesquisa desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Troca de experiências entre pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Comunicação do País e do Exterior.

 

Seminários de Pesquisa em Mídia e Cultura I
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e cidadania. Promoção de aprofundamento e avaliação crítica dos projetos e dos núcleos de pesquisa desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Troca de experiências entre pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Comunicação do País e do Exterior.

 

Seminários de Pesquisa em Mídia e Cultura II
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e cidadania. Promoção de aprofundamento e avaliação crítica dos projetos e dos núcleos de pesquisa desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Troca de experiências entre pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Comunicação do País e do Exterior.

 

Seminários de Pesquisa em Mídia e Cultura III
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e cidadania. Promoção de aprofundamento e avaliação crítica dos projetos e dos núcleos de pesquisa desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Troca de experiências entre pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Comunicação do País e do Exterior.

 

Sociologia da Cultura e da Comunicação
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania 

Ementa
A Comunicação e a cultura como configuradoras da contemporaneidade. Enlaces entre comunicação e cultura. Temas atuais do debate sobre cultura e comunicação: o local e o global; história e historiografia; identidade cultural; configuração do sentido da vida social pelas mídias. Metodologias de investigação e interpretação da comunicação e da cultura, na perspectiva sociológica. Crítica das tendências culturais contemporâneas.

 

Teorias da Comunicação
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Créditos: 4.0
Área(s) de Concentração: Comunicação, Cultura e Cidadania

Ementa
O objeto da comunicação e seu campo epistemológico. Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma Teoria da Comunicação. As várias correntes teóricas (clássicas e contemporâneas)em comunicação social. A comunicação social como campo científico. Transformações históricas, processos de comunicação e seus inter-relacionamentos, com ênfase no período contemporâneo.

Listar Todas Voltar