Weby shortcut
Mestrado banner

Linhas e projetos de pesquisa

Atualizado em 12/06/17 15:31.

O Mestrado em Comunicação do PPGCOM da UFG tem foco acadêmico e integra atividades de ensino e pesquisa, com o intuito de levar o discente ao domínio, aprofundamento e geração de conhecimentos na área da Comunicação, Cidadania e Cultura. Para cumprir com esse objetivo, o programa conta com duas linhas de pesquisas: Mídia e Cidadania e Mídia e Cultura.

LINHAS DE PESQUISA:

  1. Mídia e Cidadania

Estudo da relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania política nas sociedades contemporâneas. Ênfase nos processos formativos da sociedade em suas variadas matizes políticas criadas, mantidas e transformadas pela mídia no terreno de suas intervenções sociopolíticas. Estudos que envolvem a natureza da estrutura das intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias.

 

  1. Mídia e Cultura

Estudo da produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural, multiculturalismo e globalização. Estudo da mídia em suas relações com as questões culturais da contemporaneidade. Ênfase sobre processos de formação de hegemonias, de prática e valores culturais emergentes e alternativos oriundos do ambiente midiático, discursivo e imagético, das suas rotinas produtivas e relações com as demais instâncias culturais da realidade social em geral e, em especial, da sociedade brasileira.

_______________________________________________________________________________________________________

PROJETOS DE PESQUISA

Confira abaixo a relação dos projetos de pesquisa atuais dos docentes do Mestrado em Comunicação do PPGCOM da UFG.

 

Dr. Alexandre Tadeu dos Santos (Mídia e Cultura)

 

Grupo de estudos em narrativas e entretenimento (Gene) - Projeto Narrativas Contemporâneas – Cinema, Entretenimento e Tecnologia

A pesquisa procura estudar as narrativas contemporâneas e suas interfaces tecnológicas a partir de uma investigação sobre narrativas que atravessam diversas mídias (rádio, cinema, TV, vídeo, videogame) formando ricos universos temáticos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Tadeu dos Santos - Integrante / Daniel Christino - Coordenador / Marcilon Almeida de Melo - Integrante.

 

Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem

O Núcleo de Pesquisas em Teoria da Imagem (NPTI) pesquisa e produz conhecimento científico na área de estudos de Teoria da Imagem, visando a compreensão de um universo hoje cada vez mais amplo da Comunicação Social. O NPTI através de suas linhas de pesquisa instrumentaliza o debate e a produção do audiovisual, com trabalhos que possibilitam uma compreensão das novas tecnologias no campo da imagem fixa (fotográfica) e também da imagem em movimento (eletrônica e cinematográfica), bem como repensa o espaço da imagem de síntese. Através da linha de pesquisa "O debate ambiental na Comunicação", o NPTI tem ainda parceria com o NUPEAT/IESA/UFG, estimulando o debate transdisciplinar comprometido com a interação de conhecimentos e sintonizado com os fenômenos socioambientais e culturais de nosso tempo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Tadeu dos Santos - Coordenador / Lara Lima Satler - Integrante / Ana Rita Vidica Fernandes - Integrante.

 

Dra. Ana Carolina Rocha Pessoa Temer (Mídia e Cidadania)

 

Rupturas metodológicas para uma leitura crítica do jornalismo

Este trabalho é parte de uma reflexão continuada sobre Comunicação, Jornalismo e Gêneros, desenvolvida dentro do Projeto Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da mídia -Procad/Casadinho - UFG/UFRJ. O foco da análise é o conteúdo e formas de produção do jornalismo, e em particular do telejornalismo, considerando sua importância social e seus vínculos com a democracia e a formação para a cidadania.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Carolina Rocha Pessoa Temer - Coordenadora / Marli dos Santos - Integrante / Luciene de Oliveira Dias - Integrante / Bernadete Coelho de Sousa Santana - Integrante / Bruna Vanessa Dantas Ribeiro - Integrante / Ana Manuela Arantes Costa - Integrante / Francisco de Assis - Integrante / Mayara Jordana Sousa Santana - Integrante.

 

Dra. Andréa Pereira dos Santos (Mídia e Cultura)

 

A leitura e suas concepções teóricas, históricas e conceituais: perspectivas no campo do letramento informacional, da comunicação e comportamento informacional em diferentes instâncias educacionais formais e informais

Trata-se de um projeto guarda chuva, aprovado pelo comitê de ética da UFG, o qual abarca estudos em torno das pesquisas teóricas, históricas, conceituais e culturais com intuito de desenvolver discussões sobre as diversas práticas de leitura nos mais variados suportes (impresso ou digital), letramento informacional e comportamento informacional em diferentes instâncias sejam elas espaços formais educacionais ou espaços informais, em especial o ciberespaço. Entende-se por espaços formais de práticas de leitura as escolas, bibliotecas, livrarias, unidades de informação, universidades e salas de aula. Já os espaços informais são aqueles que a leitura pode acontecer, mas que não foram espaços criados exclusivamente para esse fim, como por exemplo: hospitais, consultórios, terminais de ônibus, rodoviárias, salão de beleza, praças, parques, ciberespaço dentre outros locais. Nesse campo, a pesquisa envolve o estudo das práticas de leitura e seus mediadores; espaços de práticas de leitura; história da leitura e cultura familiar; preconceitos da leitura; história das bibliotecas; suportes de leituras (jornais, revistas, livros); o desenvolvimento de habilidades de pesquisa na biblioteca escolar a partir do estudo do comportamento informacional de crianças, jovens e adolescentes.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Pereira dos Santos - Coordenadora.

 

Lumus - Pesquisas em Comunicação Científica

Com base na política nacional de inclusão, o alinhamento entre comunidade científica, novas tecnologias de comunicação e Governo deu fôlego para a Divulgação Científica através de organização de feiras, palestras e conferências populares; a criação de centros e museus de ciência; a publicação de livros e revistas; a produção de filmes, programas de televisão e rádio; e o surgimento websites e blogs. O grupo LUMUS tem como objetivo compreender o modo pelo qual os processos comunicacionais, informacionais, jornalísticos e midiáticos se fazem presentes no campo das ciências contemporâneas e do fazer, ensinar e divulgar o conhecimento científico.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Suely Henrique de Aquino Gomes - Coordenadora / Andréa Pereira dos Santos - Integrante / joão de melo maricato - Integrante / Barcelos, janine - Integrante / Filipe Reis Dias de Jesus - Integrante / Frederico Ramos Oliveira - Integrante / Ligia Maria Moreira Dumont - Integrante / Vera Regina Toledo Camargo - Integrante / Geisa Müller de Campos Ribeiro - Integrante / Raniê Solarevisky de Jesus - Integrante / Anna Luiza Werkema Ferreira Freitas - Integrante / Mariana do Vale Moura - Integrante / Marina Muniz Mendes - Integrante..

 

Criação da rede de bibliotecas escolares do Estado de Goiás

Projeto de criação da rede de bibliotecas escolares do Estado de Goiás a partir da realização de diagnóstico nessas instituições.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréa Pereira dos Santos - Coordenadora / MARIA DAS GRAÇAS MONTEIRO - Integrante / suely gomes - Integrante / Janaína Ferreira Fialho - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

 

Dra. Ângela Teixeira de Moraes (Mídia e Cidadania)

 

Os sentidos da cidadania nas práticas contemporâneas do jornalismo: um estudo de caso da OJC

Este projeto de pesquisa objetiva entender como o jornalismo de referência em Goiânia lida com o seu discurso legitimador face às crises econômica, tecnológica e profissional na contemporaneidade, a partir do estudo de caso da Organização Jaime Câmara. São seus objetivos específicos: a) Identificar as principais mudanças nas práticas jornalísticas da OJC e avaliar de que forma elas afetam a qualidade da informação que chega ao cidadão; b) Saber qual é a relação que os profissionais de jornalismo e gerentes comerciais estabelecem entre jornalismo e cidadania no contexto da empresa privada; c) Verificar se há modelos de negócios e empreendimentos jornalísticos que sejam mais favoráveis aos princípios do pluralismo, do interesse público e da ética na captação e elaboração da notícia enquanto critérios de legitimidade e credibilidade jornalísticos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ângela Teixeira de Moraes - Coordenadora / Adriana Rodrigues Ferreira - Integrante.

 

A cultura simbólica espírita e o dialogismo filosófico nos textos de divulgação religiosa

Este projeto de pesquisa pretende compreender a dialogicidade estabelecida entre o pensamento espírita e a filosofia grega antiga, a partir das menções que Kardec faz a Sócrates e Platão. Esse diálogo se constrói intertextualmente (dialogismo mostrado), mas também discursivamente (dialogismo constituído), sinalizando uma ressignificação das teses gregas e a presença de estratégicas de legitimação visando à construção de uma verdade no discurso religioso espírita, materializadas nos textos de divulgação doutrinária. Tenta demonstrar uma articulação própria da cultura grega que era a associação do ?conhece-te a ti mesmo? (gnôthi seautón) ao ?cuidado de si? (epiméleia heautoû), como base da aliança entre razão e fé, ou seja, a racionalidade moral.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ângela Teixeira de Moraes - Coordenadora / Luiz Antônio Signates de Freitas - Integrante.

 

O discurso sobre a boa notícia

Este projeto consiste na análise do discurso das matérias publicadas do site jornalístico “Só Notícia Boa”, da Band.com. O objetivo é o de identificar os sentidos produzidos pelo rótulo “boa notícia” dessa publicação eletrônica, a partir dos conceitos foucautianos de discurso e da análise de conteúdo. A partir daí, pretende-se reavaliar os critérios tradicionais de noticiabilidade (Wolf, 2002; Traquina, 2005), especialmente os valores-notícia de seleção substantivos e de construção.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ângela Teixeira de Moraes - Coordenadora / Luiz Antônio Signates de Freitas - Integrante.

 

Dr. Claudomilson Fernandes Braga (Mídia e Cidadania)

 

Bases Epistemológicas da Leitura Crítica da Mídia

Estudo da escola de Frankfurt e sua relação com a mídia.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudomilson Fernandes Braga - Integrante / Simone Antoniaci Tuzzo - Coordenador / Tiago Mainiere - Integrante / Ana Caroline Pessoa Temer - Integrante / Muniz Sodré - Integrante.

 

Mídia, Imagem e cidadania

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudomilson Fernandes Braga - Coordenador / Simone Antoniaci Tuzzo - Integrante / Kalyne Menezes - Integrante / Rhayssa Fernandes - Integrante / Tessa Letiere - Integrante.

 

Dr. Dalton Lopes Martins (Mídia e Cidadania)

 

Plataforma acervo: inventário, gestão e difusão do patrimônio museológico

O projeto se organiza em três dimensões, sendo elas: 1) O aprofundamento da customização de uma solução para a realização dos processos de inventário dos museus e elaboração de repositório da digitalização de acervos culturais, envolvendo o sistema de informação de armazenamento dos objetos digitais bem como a arquitetura de rede e protocolos necessários para interoperabilidade entre diferentes acervos; 2) os processos de formação para qualificação técnica no uso dessa solução; e 3) a estratégia de mediação, difusão e apropriação dos acervos digitalizados em ambientes de redes sociais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dalton Lopes Martins - Coordenador / Luis Felipe Rosa de Oliveira - Integrante / Eduardo Alves Silva - Integrante / SILVA, MARCEL FERRANTE - Integrante.

Financiador(es): Instituto Brasileiro de Museus - Cooperação.

 

Projeto inventário colaborativo do Museu de Arqueologia de Itaipu

Identificar, documentar e tornar disponíveis em plataforma online as referências culturais relativas a categoria Pessoas e Memórias a partir de um inventário participativo elaborado de forma colaborativa entre os pescadores de Itaipu, equipe do MAI, pesquisadores e instituições que atuam na região.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dalton Lopes Martins - Coordenador / SILVA, MARCEL FERRANTE - Integrante.

Financiador(es): Instituto Brasileiro de Museus - Cooperação.

 

Laboratório de políticas públicas participativas: foco em acervos digitais

 

Pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, metodologia e padrões livres para apoio a política nacional de acervos digitais no tema repositórios digitais 2.0. O projeto lida com a interface entre cultura digital, inteligência coletiva, gestão da informação e gestão de acervos produzindo novos modelos de interação e gestão do trabalho de construção de repositórios.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dalton Lopes Martins - Coordenador / Profa. Dra Sueli Mara S.P. Ferreira - Integrante / Eliany Alvarenga de Araújo - Integrante / João de Melo Maricato - Integrante / marcel ferrante silva - Integrante.

Financiador(es): Ministério da Cultura - Bolsa.

 

Dr. Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (Mídia e Cultura)

 

Por uma poetização da cultura da mídia: linguagens, sensações, saberes e proposições para entender o espírito do nosso tempo

Tem por objetivo escrutinar as condições de surgimento, o desenvolvimento e a situação das formas narrativas na cultura midiática contemporânea. Tais preocupações teórico-epistemológicas se justificam quando constatamos que a linguagem literária e a linguagem da comunicação de massa têm suas configurações específicas e são reguladas por leis próprias, na medida em que têm objetivos diferentes. Enquanto aquela faz o registro do poético e, por isso, transcende a objetividade, esta procura se manter nos domínios da pura objetividade da língua buscando uma comunicação imediata, com efeitos imediatos, que não deixa rastros para a constituição da força da imaginação. Por outro lado, segundo as perspectivas da nova historiografia, os discursos são repletos de lacunas, defrontando o historiador com a impossibilidade de arrogar para si a tarefa de, efetivamente, recuperar tudo o que aconteceu. Assim, as fronteiras dos discursos literários, históricos e comunicacionais, cada vez mais, vêm sendo borradas, destituídas das linhas demarcatórias entre o fato e a ficção. É nesse cenário que vimos desaparecer as clássicas distinções dos gêneros discursivos e do contencioso em que são perfiladas a comunicação como expressão da realidade/verdade e as linguagens poéticas expressivas de ficção/poesia. Assim, pretendemos nessa pesquisa fazer um levantamento das principais teorias que repensam e tentam acompanhar o desenvolvimento tecnológico como prolongamento das capacidades sensoriais e mentais humanas, e que são usadas, ideologicamente, para reconstruir os discursos, modelando e aproximando os vários públicos por meio de linguagens variadas e que são constituídas, cada qual, com suas peculiaridades e formações próprias. Tais difusas linguagens se valem dos meios e signos pertinentes para realizarem as suas formações discursivas nos planos da oralidade, da escrita, das imagens. No colorário dessa pesquisa, pretendemos fazer investigações no âmbito da pesquisa empírica em articulação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Goiamérico Felício Carneiro dos Santos - Coordenador / kaique Agostineti - Integrante / Katia Balduino de Souza - Integrante.

 

Narrativas Midiáticas e Representações das minorias

Estudo das formas de narrativas midiáticas contemporâneas e a representação das minorias sociais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Goiamérico Felício Carneiro dos Santos - Coordenador.

 

Dr. João de Melo Maricato (Mídia e Cultura)

 

Estudos de Comunicação em Ciência, Tecnologia e Inovação

Estuda características, metodologias e dinâmicas da Comunicação Científica nos contextos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Faz uso de autores da Ciência da Informação, Sociologia da Ciência, Economia da Inovação e da Comunicação como base teórica. Utiliza métodos e técnicas quantitativas como meio de gerar indicadores e fomentar debates em CT&I. Procura compreender aspectos políticos, econômicos, culturais, sociais, informacionais e comunicacionais inerentes, especialmente, a temas como: interdisciplinaridade em Ciência da Informação; comunidades científicas; internacionalização da ciência; avaliação de programas de Pós-graduação; popularização da ciência; relações entre ciência, tecnologia e sociedade; revistas científicas; metodologias e ferramentas de construção e análise de indicadores; relações entre Ciência e Tecnologia (universidade, empresa, governo); e, políticas de informação em CT&I.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João de Melo Maricato - Coordenador / Jayme Leiro Vilan Filho - Integrante / Filipe Reis - Integrante / Janinne Barcelos de Morais - Integrante.

 

Dra. Luciene de Oliveira Dias (Mídia e Cidadania)

 

Núcleo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Jornalismo e Diferença

O Núcleo de Pesquisas, Estudos e Extensão em Jornalismo e Diferença tem como orientação a busca pelo fortalecimento da habilidade e estratégias para contar histórias. Reconhecemos que histórias podem ser contadas a partir de diferentes plataformas, com o uso das mais variadas tecnologias e lançando-se mão dos mais diversos instrumentos, que podem ou não interferir nas estratégias discursivas. Contudo, uma história bem contada passa necessariamente pela construção cotidiana de vividos, que envolvem diferentes instâncias e a aglutinação de interesses pela reciprocidade (Mauss, 2003), que marcam todas as relações humanas. Dessa forma, uma narrativa torna-se a própria existência com todas as suas nuances. Narrar, contar histórias, criar linguagens, inventar narrativas são processos de simbolização que permitem às pessoas construírem nexos da realidade. Por isso, Jornalismo e Diferença são duas categorias que articulam as demais categorias do conhecimento acadêmico que levam à transdisciplinaridade e à relação com a sociedade. Necessariamente, os estudos e as pesquisas desse núcleo passarão pelos recortes de gênero, classe social, raça/etnia, sexualidades e geração, em especial a juventude em formação na UFG.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luciene de Oliveira Dias - Coordenador / Nilton José dos Reis Rocha - Integrante / Ralyanara Moreira Freire - Integrante / Angelita Pereira Lima - Integrante / Luana Silva Borges - Integrante / Aitor Sáez-Diéz Medina - Integrante.

 

Goianos(as) pelo Mundo: fluxos migratórios internacionais e políticas públicas

O objetivo geral da pesquisa é analisar o perfil do(a) emigrante internacional goiano(a) e verificar suas demandas por políticas públicas nas sociedades de origem e de destino. Para tanto, será realizado um diagnóstico detalhado dos fluxos migratórios quanto aos deslocamentos realizados, aos grupos sociais e às rotas escolhidas. Para uma análise mais complexa, também será feito um levantamento das políticas migratórias existentes e de sua aplicabilidade e efetividade.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luciene de Oliveira Dias - Coordenador / Luciana de Oliveira Dias - Integrante / Andrea Freire de Lucena - Integrante / Sandro Eduardo Monsueto - Integrante / Bruno Pereira de Oliveira - Integrante.

 

Dr. Luiz Antonio Signates Freitas (Mídia e Cidadania)

 

Religião e comunicabilidade

Estudo das possibilidades da ética comunicacional em ambientes religiosos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Antonio Signates Freitas - Coordenador / Ângela Teixeira de Moraes - Integrante.

 

Jornalismo em mídia religiosa

Pesquisa sobre o jornalismo leigo presente em emissoras pertencentes a denominações religiosas em Goiânia - GO, com o objetivo de identificar até que ponto a deontologia do jornalismo se mantém em espaço midiático controlado por instituições de forte poder simbólico religioso.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Antonio Signates Freitas - Coordenador.

 

Dr. Magno Luiz Medeiros da Silva (Mídia e Cidadania)

 

Processos midiáticos, cidadania e direitos humanos

O projeto visa compreender os processos midiáticos que envolvem a sociedade contemporânea, especialmente em sua interface com a questão da cidadania. Busca-se pesquisar os processos sociais abordando-se a relação entre comunicação, cidadania e direitos humanos. É objetivo, ainda, estudar o fenômeno da violência a partir da esfera da recepção. Neste sentido, propõe-se investigar as formas constituintes do olhar dos receptores diante da violência midiática e pesquisar o impacto da violência simbólica desde a perspectiva do sujeito receptor.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Magno Luiz Medeiros da Silva - Coordenador / Kátia Balduíno de Souza - Integrante / Nícia de Oliveira Santos - Integrante / Carolina Zafino Isidoro - Integrante / Marcos Marinho M. Queiroz - Integrante / Denyse Parreira A. Freitas - Integrante / André Nunes - Integrante / Lara Guerreiro Pires - Integrante.

 

Direitos humanos, cidadania, educação e violência

Investigação sobre o fenômeno da violência criminalizada no município de Goiânia e sua interface com questões concernentes à cidadania, à educação e aos direitos humanos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Magno Luiz Medeiros da Silva - Coordenador / Gonçalves, Marcos David - Integrante / Núbia Simão - Integrante / Michele Cunha Franco - Integrante / Marcus Vinícius Coimbra dos Santos - Integrante / Lívia Amaral Trindade - Integrante.

 

Dra. Maria Francisca Magalhães Nogueira (Mídia e Cultura)

 

O comportamento da informação e a complexidade da comunicação nas organizações

Tem como objetivo realizar interfaces entre informação e comunicação no contexto das organizações. Revisão bibliográfica e estudo exploratório visando compreender os motivos pelos quais a aquisição, geração e organização da informação não tem comumente proporcionado comunicação eficaz nas organizações. Este pode apontar caminhos que ajudarão no compartilhamento e organização das informações, frequentemente, fragmentada. Estudo de abordagem interdisciplinar como foco no pensamento da complexidade, comunicação e ciências da informação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Francisca Magalhães Nogueira - Coordenadora / Maria de Fátima Garbelini - Integrante / SILVA, Rose Mendes da - Integrante / Claudia Oliveira de Moura Bueno - Integrante.

 

Analise da citação de artigos da revista Música Hudieu da Universidade Federal de Goiás

Analise das citações dos artigos da Revista Música Hodie da Universidade Federal de Goiás desenvolvido pela Equipe da Gerência de Informação Digital e Inovação da Biblioteca Central em parceria com a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Período de realização, ano de 2014.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Francisca Magalhães Nogueira - Coordenadora / Claudia Oliveira de Moura Bueno - Integrante.

 

O imaginário do turista rural

Objetiva analisar as significações imaginárias - as representações, as ideias, os sentimentos associados pelos turistas à ideia de campo. Estudo de natureza interdisciplinar, com foco no imaginário de Cornellius Castoriadis e no pensamento da complexidade.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Francisca Magalhães Nogueira - Coordenadora / Maria de Fátima Garbelini - Integrante / Maria José Soares - Integrante.

 

Cultura das Organizações, gestão e planejamento

Pesquisar e produzir conhecimento na área de estudos da comunicação nas organizações fundamentada nas matrizes paradigmáticas do Pensamento da Complexidade visando a compreensão de um universo cada vez mais complexo de comunicação das organizações.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Francisca Magalhães Nogueira - Coordenadora.

 

Dra. Maria Luiza Martins de Mendonça (Mídia e Cultura)

 

Representações do outro: o olhar da mídia sobre as diversidades

Por meio desse projeto pretende-se investigar a produção midiática contemporânea, em especial a produção audiovisual, na tentativa de identificar as formas como se articulam com os poderes hegemônicos, ou, ao contrário, representam novos olhares sobre a diversidade sociocultural brasileira. Apreender, a partir de sua capacidade de produção e reprodução de sentidos, sua contribuição para a democratização das relações sociais, em sentido amplo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Luiza Martins de Mendonça - Coordenadora / Lara Lima de O. Paiva - Integrante / Goiamérico Felício dos Santos Carneiro - Integrante / joseane alves ribeiro - Integrante / Murilo Berardo Bueno - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

Dra. Nelia Rodrigues Del Bianco (Mídia e Cidadania)

 

Radiodifusão pública e os desafios da comunicação digital

As mudanças ocorridas no panorama audiovisual nos últimos anos em nível mundial, com o desenvolvimento das tecnologias digitais, das plataformas de propriedade pagas e dos novos serviços de comunicação online, também têm afetado o tradicional duplo sistema de radiodifusão e a concorrência editorial (em termos de qualidade e diversidade dos conteúdos), tornando necessário aos organismos de radiodifusão públicos e privados diversificar as suas operações e encarar novas plataformas de distribuição. Toby Mendell (2011, p.19-20) sugere que, com o uso de novas plataformas digitais, os meios públicos possam constituir um espaço de credibilidade e confiabilidade e desempenhar o papel de construir pontes em meio à fragmentação da mídia. Significa utilizá-las para aumentar a acessibilidade dos seus serviços para oferecer novas opções, incluindo os serviços de mídia interativos, de modo a alcançar todos os públicos e, em particular, os jovens. A pesquisa envolve análise de sites de emissoras de 140 rádio e televisão com o objetivo de verificar o uso de plataforma multimídia (site, redes de sociais, canais de interatividade e interação). O que se quer é entender como as emissoras aproveitam o ambiente digital para ampliar a prestação de serviços e cumprir suas competências como serviço público.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Nelia Rodrigues Del Bianco - Coordenador / Sonia Virgínia Moreira - Integrante / Carlos Eduardo Esch - Integrante.

 

Cidadão e meios públicos no Brasil

Pesquisa de opinião que tem o objetivo de verificar o nível de satisfação do cidadão brasileiro em relação as emissoras públicas de rádio e televisão. Faz um levantamento de distintas posturas e opiniões da audiência sobre o perfil da programação, avalia o funcionamento, o financiamento e a qualidade da produção das emissoras públicas. A investigação é realizada pela Internet de modo que ouvintes e telespectadores, de qualquer parte do país,. Trata-se de um estudo inédito e de caráter aprofundado, o primeiro do gênero com abrangência nacional, com questionário contendo mais de 30 perguntas sobre o tema. A meta é conseguir a participação de 2.500 ouvintes/telespectadores até o final de 2014.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Nelia Rodrigues Del Bianco - Integrante / Sonia Virgínia Moreira - Integrante / Carlos Eduardo Esch - Coordenador.

Financiador(es): Fundação Ford - Bolsa.

 

Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina

Trata-se de um espaço público online (www.observatorioradiodifusao.net.br), de tipo think tank, que promove discussões, análises e diagnósticos referentes aos avanços e impasses na estruturação e manutenção dos sistemas de radiodifusão pública na América Latina, utilizando para isso indicadores e ferramentas metodológicas de caráter quantitativo e qualitativo. Seu objetivo é tornar-se uma instância geradora de informações que subsidiem a academia, meios de comunicação e/ou organizações que atuam na área da comunicação ou tenham interesse em questões pertinentes à área, seja por meio de diagnósticos, notícias e pesquisas que promovam uma compreensão ampla, abrangente e realista do contexto legal, econômico e político da radiodifusão pública nos países da região. No âmbito do Observatório são desenvolvidas pesquisas sobre modelos de gestão; formas e fontes de financiamento; processos de produção e distribuição de conteúdos; instrumentos de participação da sociedade na administração de emissoras públicas; mecanismos sociais de avaliação do conteúdo e da qualidade da programação oferecida aos cidadãos, entre outros temas relacionados com a radiodifusão pública na América Latina.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Nelia Rodrigues Del Bianco - Coordenador / Sonia Virgínia Moreira - Integrante / Carlos Eduardo Esch - Integrante.

 

Dra. Rosana Maria Ribeiro Borges (Mídia e Cultura)

 

Comunicação, memória e linguagens: jornalismo, memória e produção de sentidos

A compreensão dos processos de construção simbólica da imagem de Goiânia por meio dos discursos jornalísticos é a principal motivação desta pesquisa. Noutros termos, a mesma foi pensada possibilitar a análise das relações entre o Jornalismo, a Memória e as Linguagens, por meio do estudo das inter-relações entre os discursos jornalísticos e a produção cultural de sentidos. Especificamente, o foco está voltado para um estudo que seja capaz de propor uma análise da História do Jornalismo goiano, a partir da construção e da naturalização da imagem de Goiânia, com recorte principal nos discursos constantes na primeira década de existência do Jornal O Popular e nos possíveis sentidos culturais gerados a partir desses. Assim, a proposta possui como objetivo geral o estudo dos discursos presentes na primeira década de existência do Jornal O Popular e suas possíveis vinculações com a produção de sentidos culturais referentes à construção da imagem de Goiânia como novo centro regional, identificando tais influências e discutindo suas possíveis significações na construção do imaginário social. Já entre os objetivos específicos estão focalizados: a penetração do Jornal na sociedade goianiense, a fim de identificar seu público leitor e influenciador, sendo este definido a partir da mediação do público leitor junto à sua rede de influências; a identificação e a análise da imagem atribuída pelo Jornal à Goiânia; o mapeamento dos atores e grupos políticos com os quais o Jornal dialogava, bem como o estudo do teor dos diálogos estabelecidos com os mesmos, a fim de perceber elementos inerentes à sua construção; a percepção de um possível discurso desenvolvimentista de Getúlio Vargas e Pedro Ludovico Teixeira nas matérias publicadas no Jornal O Popular sobre Goiânia, bem como os vínculos desses com a construção da imagem da nova capital do Estado de Goiás; a discussão de que o jornalismo empresarial, inaugurado em Goiás pelo Jornal O Popular, teria ganho força apenas quando o Estado passou a contar com as condições necessárias para o seu desenvolvimento capitalista e industrial ou se existiram outros fatores sociais, culturais e políticos que contribuíram para esse processo e o estudo de como se deu a apropriação dos discursos do Jornal sobre a imagem de Goiânia pelos atores sociais que aqui se estabeleceram na primeira década de existência do mesmo, buscando compreender a influência desses discursos nos sentidos culturais que permeiam as significações concernentes à construção da imagem da cidade..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rosana Maria Ribeiro Borges - Coordenadora.

 

Dra. Simone Antoniaci Tuzzo (Mídia e Cidadania)

 

Mídia, Imagem e Cidadania

Grupo de pesquisa que prevê a realização de pesquisas nas linhas de Opinião Pública, Representações Sociais, Mídia e Cidadania. Mídia, Imagem e Cidadania é um projeto que pesquisa a formação da Opinião Pública pela mídia impressa, mídia eletrônica e mídias sociais, a partir de pesquisas qualitativas e quantitativas. Além disso a formação de imagem de Organizações públicas e privadas do primeiro, segundo e terceiro setor e formação de imagem para profissionais liberais. A cidadania também é ponto de reflexão das pesquisas realizadas nos cursos de Graduação, Especialização e Mestrado em Comunicação, com ênfase em sua construção e reflexão social. O fruto das pesquisas é apresentado em eventos locais, regionais e nacionais, além da produção de artigos para revistas especializadas e artigos de opinião. No momento o Grupo pesquisa a Formação de Imagem para Profissionais Liberais na visão do Mercado Goiano; A visão da Mídia Impressa a partir do olhar dos leitores e dos jornalistas; Afeto em Redes Sociais. O grupo se destaca pela intensa apresentação de trabalhos na área de formação de imagem, Mídia e Cidadania em eventos nacionais e internacionais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Simone Antoniaci Tuzzo - Coordenadora / Ronaldo Nunes Linhares - Integrante / Claudomilson Fernandes Braga - Integrante / Lívia Marques Ferrari de Figueiredo - Integrante / Isabel Ferin - Integrante / Antonio Pedro Costa - Integrante.

 

Cico - Comunicação, Identidade e Consumo

Grupo coordenado pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, com duas linhas de pesquisa: Linha 1- Comunicação e consumo, identidade, pertencimento Linha 2- Comunicação e consumo, representações midiáticas e atribuição de sentido Tem por objetivo: Compreender atribuições de sentido às práticas cotidianas em um ambiente social multifacetado, mediado e midiatizado imbricações do consumo no pertencimento social significado das ações, objetos e expressões em relação a contextos e processos historicamente específicos e socialmente estruturados.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Simone Antoniaci Tuzzo - Integrante / Tondato, Márcia Perencin - Coordenadora / Maria Giselda Vilaça - Integrante / Maria Beatriz Portelinha - Integrante / Regiane Machado - Integrante / Pietro G N Coelho - Integrante / Rodrigo Scherrer - Integrante / Isabela Nader - Integrante / Lizbeth K. Novaes - Integrante / Bruna F Bastos - Integrante / Marcela Bezelga - Integrante / Virgínia Patrocínio - Integrante / Dayse Maciel - Integrante.

 

Dra. Suely Henrique de Aquino Gomes (Mídia e Cultura)

 

BIBLIO(CRI)ATIVA: Espaço de sociabilidade e informação para cidadania

O presente projeto consiste na implantação de uma biblioteca na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ACOP localizada na cidade de Goiânia. Este grupo associativo é assessorado pela incubadora social da Universidade Federal de Goiás, cujo foco é apoiar empreendimentos sociais visando atender a demanda de emprego e renda e de melhoria na qualidade de vida da comunidade em situação de vulnerabilidade. Acredita-se que a partir da realidade vivenciada por este grupo de catadores, neste momento denominados agentes ambientais, a implantação de uma biblioteca irá promover o acesso à cultura, educação e à cidadania da comunidade.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Suely Henrique de Aquino Gomes - Integrante / Andréa Pereira dos Santos - Integrante / Laura Rezende Rodrigues - Integrante / Geisa Müller de Campos Ribeiro - Coordenadora.

 

Lumus - Pesquisas em Comunicação Científica

Com base na política nacional de inclusão, o alinhamento entre comunidade científica, novas tecnologias de comunicação e Governo deu fôlego para a Divulgação Científica através de organização de feiras, palestras e conferências populares; a criação de centros e museus de ciência; a publicação de livros e revistas; a produção de filmes, programas de televisão e rádio; e o surgimento websites e blogs. O grupo LUMUS tem como objetivo compreender o modo pelo qual os processos comunicacionais, informacionais, jornalísticos e midiáticos se fazem presentes no campo das ciências contemporâneas e do fazer, ensinar e divulgar o conhecimento científico.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Suely Henrique de Aquino Gomes - Coordenadora / Andréa Pereira dos Santos - Integrante / joão de melo maricato - Integrante / Barcelos, janine - Integrante / Filipe Reis Dias de Jesus - Integrante / Frederico Ramos Oliveira - Integrante / Ligia Maria Moreira Dumont - Integrante / Vera Regina Toledo Camargo - Integrante / Geisa Müller de Campos Ribeiro - Integrante / Raniê Solarevisky de Jesus - Integrante / Anna Luiza Werkema Ferreira Freitas - Integrante / Mariana do Vale Moura - Integrante / Marina Muniz Mendes - Integrante.

 

Corpo e subjetividade

O corpo tem se configurado um instigante campo de investigação trans e interdisciplinar. O seu estatuto na modernidade e na contemporaneidade merecem a adoção e desenvolvimento de aportes teóricos e metodológico que possibilitem melhor compreender as mutações e transmutações dos corpos e suas implicações nos modos de subjetivação. Nos estudos em Comunicação, o corpo tem sido abordado não somente como mídia primária, mas, sobretudo, é tomado como um importante dispositivo de subjetivação e de constituição de identidades somáticas. O grupo de pesquisa sobre o corpo e subjetividades na UFG agrega alunos tanto nos níveis de graduação quanto da pós-graduação (mestrado). Os trabalhos já orientados na linha de pesquisa Midia e Cultura do Mestrado em Comunicação incluem as seguintes temáticas Body modification e os modos do cuidado de si; vigilância e subjetividade; corpo em bits ((avatar) e subjetividade.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Suely Henrique de Aquino Gomes - Coordenadora / Talita Carvalho - Integrante / Augusto Bozz - Integrante.

 

Cibercultura, identidade e subjetividade

Procura pesquisar os processo de construção de identidades e subjetividades em ambientes virtuais..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Suely Henrique de Aquino Gomes - Coordenadora / Givaldo Corcino - Integrante.

 

Dr. Tiago Mainieri de Oliveira (Mídia e Cidadania)

 

Rupturas metodológicas para uma Leitura Crítica da Mídia

O Projeto está centrado na busca epistemológica dos fundamentos para uma leitura crítica da mídia, entendendo que estes elementos possibilitarão a compreensão da mídia e o desenvolvimento de metodologias de análises que tenham como base elementos e contextos apropriados à realidade Brasileira e Latino-Americana. O projeto busca entender os vínculos da Leitura Crítica, com os estudos do que se convencionou chamar de Escola de Frankfurt, dimensionando a extensão da influência desta Escola e de outras Teorias da Comunicação na concepção e utilização deste método nos Estudos Acadêmicos/Científicos sobre a mídia no Brasil. As diferentes abordagens do método apontam a necessidade de uma nova fundamentação metodológica da própria Leitura Crítica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tiago Mainieri de Oliveira - Coordenador / Simone Tuzzo - Integrante / Ana Carolina Temer - Integrante / Eduardo Granja Coutinho - Integrante / Raquel Paiva - Integrante / Muniz Sodré - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

 

Comunicação, mídia e esfera pública: o interesse público na sociedade midiatizada

A proposta de pesquisa pretende desenvolver uma análise do conceito de comunicação pública na sociedade midiatizada. Discute-se a centralidade do interesse público na comunicação a partir do contexto que contempla o papel das mídias sociais e da tecnologia.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tiago Mainieri de Oliveira - Coordenador / Eduardo Granja Coutinho - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Listar Todas Voltar