ProgramaçãoSEMICiMG

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMIC/FEICOM 2017

Saiu a tão esperada Programação Completa do SEMIC/FEICOM 2017. Na programação divulgada estão disponíveis as oficinas que serão ofertadas no evento e a ordem de apresentação dos GTs.

O XI Seminário de Mídia e Cidadania e o IX Seminário de Mídia e Cultura – SEMIC 2017 – juntamente com o FEICOM 2017, iniciam na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro. As atividades acontecerão na quinta-feira e sexta-feira, dias 19 e 20, com duas mesas-redondas, oito grupos de trabalhos (GTs) e oito oficinas.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas neste link . Somente receberão certificados – ouvintes das mesas-redondas, apresentadores de GTs e pôsteres; e participantes de oficinas – quem estiver inscrito no blog. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de outubro.

Confira a programação completa do SEMIC/FEICOM 2017  no link.

OFICINAS

Para participar das oficinas, é preciso se inscrever antecipadamente neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXTvJHWn53x5I9vBJKhC6dHNHA5sGSLw7NGwm2_lUj4o9KmA/viewform.

Os participantes podem se inscrever em mais de uma oficina e até duas no mesmo dia, se essas não ocorrerem concomitantemente, ou seja, no mesmo horário.

Serão ofertadas três oficinas na quinta-feira, dia 19 de outubro:

14h – 18h: DESIGN E VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Como organizar e apresentar a informação de maneira atraente para o usuário (25 vagas)

14h – 17h: Preenchimento de Lattes (20 vagas)

14h – 18h: Ranking webométrico das universidades federais brasileiras: uma perspectiva a partir da disputa da comunicação científica no âmbito web (20 vagas)

Na sexta-feira, dia 20 de outubro, acontecerão cinco diferentes oficinas, sendo que uma delas ofertará duas turmas distintas:

13h – 16h: Streaming de Audiovisual: Twitch TV, Youtube e Afroflix (40 vagas)

13h30 – 17h30: Elaboração de projeto de pesquisa (30 vagas)

14h – 17h: Mudanças estruturais no Jornalismo (30 vagas)

14h – 16h: Diagramação de trabalhos científicos utilizando LATEX (15 vagas)

16h – 18h: Diagramação de trabalhos científicos utilizando LATEX (15 vagas)

16h – 18h: Construção de Resumo para Artigos Científicos (20 vagas)

GTs

As apresentações dos grupos de trabalhos foram divididas em dois dias, sendo que metade dos GTs ocorrerão na quinta-feira, dia 19, e o restante na sexta-feira, dia 20. Na quinta-feira as apresentações iniciam às 14h e na sexta-feira às 13h30. Confira abaixo os dias que ocorrerão cada GTs e na programação (veja aqui a programação completa) a ordem de apresentação dos trabalhos.

Dia 19/10 – Apresentações Orais GTs (14h – 17h30)

GT 2 – Cidadania, Direitos Humanos e Conflitualidades (Sala 06/FIC)

GT 3 – Jornalismo e Cidadania (Sala 10/FIC)

GT 6 – Identificações Culturais e Produção de Sentidos (Sala 07/FIC)

GT 10 – Tecnologias e Estética (Sala 09/FIC)

Dia 20/10 – Apresentações Orais GTs (13h30 – 17h)

GT 4 – Cidadania e Leitura Crítica da Mídia (Sala 09/FIC)

GT 7 – Mutações Discursivas: Comunicação, Literatura, Consumo (Sala 06/FIC)

GT 8 – Comunicação, Interesse Público e Tecnologias (Sala 10/FIC)

GT 9 – Interfaces Comunicacionais (Sala 07/FIC)

MESAS – REDONDAS

adrianaNo primeiro dia do evento, dia 19 de outubro, das 10h às 12h, no auditório da FIC acontecerá a mesa-redonda com Adriana Rosa Cruz Santos, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Adriana Rosa Cruz Santos debaterá as Subjetividades Contemporâneas, bem como as montagens iminentes entre corpo-subjetividade.

No segundo dia de atividades do XI Seminário de Mídia e Cidadania e o IX Seminário de Mídia e Cultura – SEMIC 2017, Cremilda Celeste de Araújo Medina, debaterá o tema escolhido nesta edição dos seminários: As disputas na sociedade midiatizada, suas controvérsias, conflitos e violências. A mesa-redonda acontecerá no dia 20 de outubro, sexta-feira, das 09h às 11h, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, no blog pelo link (http://ficufg.blog.br/semic/).

CremildaJornalista, pesquisadora e professora titular sênior da Universidade de São Paulo (USP), Cremilda Medina atua na formação de mestres, doutores e pós-doutores no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam), ambos da USP. Seu trabalho como educadora traz para a Comunicação Social e para o Jornalismo os desafios paradigmáticos do Saber Plural; a perspectiva do ato presencial, da abertura à complexidade, do signo da relação e da pedagogia dos afetos; e o eixo central do Diálogo Social, principalmente, na teoria e prática da reportagem (narrativas da contemporaneidade).

Cremilda Medina tem mais de 40 anos de atuação profissional na área da Comunicação. Começou a trabalhar na Editora Globo, em Porto Alegre/RS, e fez parte de vários órgãos de imprensa em São Paulo, sendo o Jornal da Tarde um deles. Cremilda já publicou mais de dez livros sobre Comunicação Social e Literatura da Língua Portuguesa, muitos destas obras são referências na formação dos comunicadores, entre elas, Entrevista: o diálogo possível; Notícia: um produto à venda e A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. Cremilda Medina organizou também várias antologias ensaísticas sobre temas da atualidade. Como pesquisadora da USP, coordena um projeto de livro-reportagem sobre a identidade cultural da população paulistana; e na pós-graduação coordena um outro projeto integrado de pesquisa, que já editou sete documentos na série Novo pacto da ciência: a crise de paradigmas.